PSB Avalia 100 Dias da Gestão Caetano e Reforça Papel na Governança de Camaçari
PSB Avalia 100 Dias da Gestão Caetano e Reforça Papel na Governança de Camaçari
Cem dias de governo: um ponto de virada para Camaçari
A reunião do PSB de Camaçari realizada nessa quarta-feira (23) foi um encontro interno de partido com a reafirmação de compromisso com a cidade. Cem dias se passaram desde que Luiz Caetano reassumiu a gestão municipal e, nesse curto espaço de tempo, já é possível sentir nas ruas, nas escolas e nas unidades de saúde que algo está mudando. Para a presidente da executiva municipal, Fátima Trabuco, esse período inicial representa um marco essencial na consolidação de uma gestão que se comprometeu com resultados e tem entregado muito além do esperado, apesar dos desafios.
Durante a reunião, Fátima destacou conquistas concretas que mexem diretamente com a vida da população. A reabertura das UPAs, principalmente a UPA da Nova Aliança depois do alagamento, devolveu dignidade a quem precisa de atendimento de urgência. A compra de medicamentos, após longos períodos de escassez, as farmácias do sistema de saúde foram abastecidas. E na educação, a reforma de escolas e a garantia do transporte escolar, universitário e subsídio para o transporte público sinalizam que, finalmente, há um governo olhando para as prioridades com sensibilidade.
Reajuste: valorização dos educadores
Outro ponto que Fátima destacou foi a realidade das salas de aula, a realização da Jornada Pedagógica 2025 e o reajuste salarial dos professores. Esses profissionais, que há tempos se sentiam invisíveis, agora veem seus esforços reconhecidos. Além disso, o pagamento dos salários dos servidores municipais foi regularizado para o último dia útil do mês, as festas da Orla, lavagens e o festival de Arembepe — uma conquista simples, mas que muda a rotina de milhares de pessoas.
Mesmo com a amarra orçamentária de 2% imposta pela Câmara de Vereadores, que precisou de embate na justiça, Caetano mostrou que é possível fazer mais com menos. Obras paradas começaram a sair do papel novamente, escolas passaram por reformas urgentes e a cidade que andava cansada de promessas, agora vê máquinas e trabalhadores nas ruas, o horto reaberto e a praça Montenegro devolvida ao público
PSB Municipal cobra alinhamento, celebra novos filiados e reforça protagonismo político em Camaçari
Não ficou só na análise da gestão. O PSB também olhou para dentro. A reunião serviu como um espelho para o partido repensar seu papel enquanto força política expressiva de Camaçari. Elegendo dois vereadores e a vice-prefeita, o PSB sabe que tem peso e quer usar isso para contribuir mais de perto com as decisões que moldam o futuro da cidade.
Um ponto destacado pela Executiva do PSB de Camaçari foi a ausência dos vereadores eleitos do partido, justificando que os parlamentares estavam representando o município em um evento oficial em Brasília. Já Ademar Lopes, também membro da Executiva, não pôde comparecer devido às demandas de sua pasta na Prefeitura.
Em contrapartida, foi anunciada a participação de Júnior Borges no partido. Atual presidente da Limpec, Borges representa um reforço político relevante para o PSB local.
Durante a reunião, a Executiva analisou a manutenção dos empregos nas empresas que estão se instalando em Camaçari e destacou a importância da representatividade do partido no município, sobretudo com vistas às eleições de 2026. Também foi anunciado o Congresso Estadual do PSB, que será realizado no próximo sábado (26), na sede da UPB, em Salvador, das 9h às 13h. Camaçari estará representada por quatro delegados, além de suplentes e filiados.
O diretório municipal ainda enfatizou a necessidade de alinhamento entre os vereadores e as diretrizes do partido, incentivando a apresentação de propostas que tragam benefícios diretos à população. Um dos exemplos citados foi o estudo para implantação de estacionamento rotativo em áreas públicas no centro da cidade, utilizando, por exemplo, o terreno do antigo SAC.
Os mais de 11 mil votos que contribuíram para eleger Caetano, sua vice e os vereadores do PSB não podem ser esquecidos. Eles representam a confiança do povo de Camaçari e merecem ser honrados com diálogo, presença ativa e alinhamento permanente entre os membros da sigla e seus filiados. Reunir a vice-prefeita e os vereadores é um compromisso com a base que sustenta o projeto político do partido.
Este encontro do PSB serviu como um balanço dos cem primeiros dias de governo, como um chamado à responsabilidade coletiva, um apelo à união e um passo firme na direção de um futuro em que Camaçari avança com todos juntos — gestão, partido e povo — caminhando lado a lado.
Fonte: Bahia Fatos News